Curso de Eletrocardiograma Dr. Roberto Sá

Quem Somos

Instigados por um desejo comum entre pai e filho, lançamos em 2008 a primeira edição do nosso Curso de Eletrocardiograma. Inicialmente sem nome, utilizando as instalações de um curso pré-vestibular no bairro de Copacabana eu, então residente de clínica médica do Hospital do Fundão e meu pai, Chefe do Serviço de Arritmias do Instituto Nacional de Cardiologia, resolvemos dar início a um sonho em comum, ensinar algo que sempre nos fascinou, eletrocardiograma.

Aulas montadas, primeira edição do curso iniciada, era preciso batizá-lo. Sem que meu pai soubesse, a propaganda do semestre seguinte já estava em andamento, e tinha um nome, o curso passaria a se chamar Curso de Eletrocardiograma Dr Roberto Sá. Com os cartazes impressos, levei para que visse, e não foi difícil arrancar lágrimas de felicidade de um apaixonado pela arte de lecionar.

Assim passávamos a nos apresentar, e dia após dia fomos dando ao curso a conformação que julgávamos atraente e personalizada. Os diversos comentários e avaliações que recebíamos ao longo dos semestres, nos ajudaram a moldar o nosso curso.

O ano de 2010 foi para o curso o ano de ouro, mas também de lagrimas, com um semestre iniciado com turma lotada e nossa enorme satisfação, uma fatalidade nos surpreendeu. Era quarta-feira, dia de curso, mas aquela manhã o dono do nome que batizara o curso passava a nos iluminar de um outro plano, nos ensinaria como seguir sem o nosso principal alicerce, a sua presença física.

Como o bordão já dizia, “o show tem que continuar”, e assim fizemos. Terminado o semestre, convidei meu irmão para se juntar a mim e dar sequência a esta empreitada, que não era agora apenas um curso, era uma memória viva de alguém que muito nos ensinou, e que continua nos ensinando.

Com apoio e compreensão de familiares, ajuda de amigos e confiança dos mais de 800 alunos que já passaram pelo curso, em 2018 completamos 10 anos de estrada, e numa era aonde os cursos são em sua maioria virtuais e o tempo cada vez mais exíguo, seguimos levando aos alunos de medicina, médicos em formação e muitos colegas já estabelecidos nas suas práticas, uma forma de ver eletrocardiograma sob a ótica do nosso melhor professor, nosso amado e saudoso pai.

Após um pouco de nossa história, nos apresento para você nos conhecer melhor

DR. RODRIGO DO SOUTO DA SILVA SÁ

Médico do serviço de Arritmia do Hospital Pedro Ernesto – UERJ, Especialista em arritmia e eletrofisiologia pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas e Habilitado em Estimulação Cardíaca pelo Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

DR. THIAGO DO SOUTO DA SILVA SÁ

Médico do Serviço de Arritmia Não-Invasiva do Hospital Pró-Cardíaco e do DASA, Especialista em Arritmia pelo Instituto Nacional de Cardiologia